builderall
CURSO DE SHIATSU
A GRANDE CIRCULAÇÃO DE ENERGIA
 
 
A simples explicação do relógio cósmico no seu
ciclo diário nos faz entender uma séria de pequenos fatos cotidianos
que nos passam desapercebidos. 
 
Observando o quadro I podemos perceber:
- Ao longo das vinte e quatro horas que compõem o dia temos três ciclos ou três voltas completas da energia ao longo do corpo. Cada ciclo está composto por dois pares de meridianos. Cada meridiano recebe energia e torna-se o dono do horário durante duas horas por dia.
- O primeiro ciclo, ou ciclo da captação de energia se inicia por volta das três horas da manhã, aumentando a disponibilidade de energia para o meridiano dos Pulmões, numa alusão a ser este o melhor horário de despertar. Ao iniciar os primeiros movimentos do dia (movimentos instintivos como mover mãos e pés, inspirar mais profundo, abrir e fechar os olhos, esfregar partes do corpo, espreguiçar e por fim sentar e levantar), no horário que antecede o nascimento do Sol, quando a força Yang representada pela luz solar já se aproxima do horizonte, o ser humano, como muitos animais, realiza a natural função de captar energia (que os hindus chamam de PRANA) através da inspiração e expiração nasal. Seu horário de maior função se expande até próximo das cinco horas. É neste momento que a carga maior de energia se desloca para o Meridiano do Intestino Grosso. Seria este o momento propício para a excreção dos resíduos sólidos da alimentação da véspera. O meridiano do Intestino Grosso comanda também a absorção de líquidos, tendo ação sobre tensões emocionais. Às sete horas a energia principal é transferida para o trajeto do Meridiano do Estômago, sugerindo que este é um horário próprio para a alimentação. Este meridiano também dá lugar à elaboração da energia.
Comandada a concentração e a retidão das idéias.
- Às nove horas entra em plenitude o meridiano do Baço Pâncreas, um meridiano que representa a digestão através da função combinada do Baço (hematopoiese = formação de sangue); e a do Pâncreas endócrino (regulador das reservas de glicogênio no sangue). O horário deste meridiano finaliza-se às onze horas. Este meridiano e os três precedentes, Pulmão, Intestino Grosso e Estômago, compõem o ciclo da manhã, ou da captação de energia, ou seja, realiza uma volta completa pelo corpo.
- Às onze horas temos o início do horário do meridiano do coração, responsável pelo funcionamento cardíaco e dos vasos de circulação sangüínea. Liga-se com a energia psíquica, com a consciência e inteligência.
- Às treze horas entra em cena o meridiano do Intestino Delgado, que comanda a absorção, o analogismo (assimilação) e a síntese das proteínas. Produtor de energia vital, lança toxinas sólidas ao Intestino Grosso e líquidos aos Rins e Bexiga. Comanda a produção.
- Às quinze horas temos o meridiano da Bexiga, como o mais abastecido de energia. Este meridiano comanda a excreção dos líquidos, além de atuar sobre o sistema simpático. Comunica-se com todos os demais meridianos através dos Pontos de Assentamento.
- CURSO DE SHIATSU
Rua Dr. José Maurício de Oliveira, 152 – Gopouva – Guarulhos CEP 07092-110  2408-2078 21
- Às dezessete horas passa a reinar o meridiano dos Rins que comanda as ações filtro-excretórias dos Rins além das glândulas supra-renais, donde se deduz a ação sobre a sexualidade.
- Às dezenove horas temos o início do terceiro ciclo, ou da utilização da energia . O meridiano da Circulação Sexualidade entra em maior carga. Este meridiano comanda a circulação da massa humoral e a sexualidade. Representa a totalidade de massa circulante com seu conteúdo humoral, hormonal e imunológico.
- Às vinte e uma horas, seu companheiro, o meridiano do Triplo Aquecedor, é o mais importante, com sua função tríplice:
1- Função cárdio respiratória – correspondendo ao aquecedor superior. Regula a circulação do sangue, rico em oxigênio.
2- Função digestiva – captação e transformação dos alimentos – aquecedor médio
3- Função genito-urinária – eliminação e sexualidade propriamente dita.
- Às vinte e três horas temos o apogeu do meridiano da Vesícula Biliar que comanda a função biliar total, intra e extra hepática, incluídas as vias biliares.
- E finalmente a uma hora da manhã temos a maior carga do meridiano do Fígado, que comanda o metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual.
A GRANDE CIRCULAÇÃO DE ENERGIA AO LONGO DO CICLO DIÁRIO
 
                            1º ciclo              3-5     Pulmão               (yin)
                             Manhã             5-7     Intestino Grosso (yang)
                           Captação           7-9     Estômago           (yang)
                                                     9-11   Baço Pâncreas    (yin)
                           2º ciclo             11-13   Coração                (yin)
                            Tarde               13-15   Intestino Delgado (yang)
                        Assimilação         15-17   Bexiga                  (yang)
                                                    17-19   Rins                       (yin)
                           3º ciclo             19-21   Circulação Sexo   (yin)
                           Noite                 21-23   Triplo Aquecedor (yang)
                        Utilização             23-01   Vesícula Biliar      (yang)
                                                     01-03   Fígado                  (yin)
 
Contato:

(11) 99311-5244

(11) 2408-2078

www.espacoki.com.br

fale@espacoki.com.br

Espaço Ki

Direitos autorais reservados