builderall
CURSO DE SHIATSU
MASSAGEM ORIENTAL
 
Origens
 
Em primeiro lugar, para esclarecimento, é preciso dizer que a
expressão Medicina Oriental é na verdade muito ampla para ser
significativa. Mas eu uso de maneira especial, geralmente bem
aceita hoje em dia, para indicar a medicina que se originou na
China e chegou ao Japão através da Coréia. Medicina Chinesa ou Kampo, pode ser dividida em duas chaves principais de desenvolvimento. Sistemas de terapia que se desenvolvem na área do Rio amarelo incluem Acupuntura, Moxa e Massagens Anma, todas elas amplamente praticadas no Japão nos dias atuais.
As origens primitivas da acupuntura e do Moxa estão intimamente relacionadas à natureza da terra banhada pelo Rio Amarelo. Ali o solo é estéril; embora ainda existam rochas e grandes pedras, a vegetação constituída de mato rasteiro e de uma planta conhecida como Artemísia (mugwort). Consequentemente, quando as pessoas se machucavam de maneira a formar pus, era natural que usassem pequenas lascas de pedra para punctuar a ferida e estagnar a supuração. Similarmente, quando alguma outra parte do corpo falhasse em sua função, eles aplicavam pequenas quantidades de Artemísia seca à área e punham fogo. O calor localizado produzido pela Artemísia em chamas fornecia-lhes alívio. Nesta época desenvolveram-se a Acupuntura e o Moxa.
A Massagem Anma teve início através do simples hábito de pressionar e esfregar as mãos e pés com as pontas dos dedos ou palmas das mãos. Após séculos de experiência prática com estes tratamentos, os chineses apreenderam os pontos do corpo onde Acupuntura e Moxa produzem efeitos máximos.
Em contraste com esta facção nortista da medicina chinesa, a região sulista em volta do Rio Yangtze produziu seu próprio sistema, este também baseado na natureza da terra. Na região sul da China, a terra é rica, e plantas de todos os tipos crescem em profusão.
Quando os habitantes desta área adoeciam, misturavam preparados medicinais de raízes secas, plantas e cascas de árvores. Por algum tempo ambos os sistemas coexistiam sem qualquer interpretação significativa. Mas, quando a Dinastia Han ( 206 a.C. – 220 d.C. ) unificou as nações, as duas juntaram para formar o que hoje é conhecido como Medicina Chinesa ou Kampo ( a primeira sílaba Kam é uma variação fonética de Kan, a leitura japonesa do caracter usado para escrever o nome da Dinastia Han ).
A medicina chinesa deste tipo composto chegou ao Japão no Século VI (Período Asuka ) e foi o principal meio medicinal até o fim do período de (1615 a 1868 ).Após o início do período Meiji ( 1868 a 1912 ) a influência ocidental invadiu a nação e, com ela, a medicina ocidental que tomou lugar da medicina chinesa com campo primordial de tratamento e pesquisa. Apesar disso, a medicina chinesa continua a ser popular e amplamente praticada nos dias atuais.
Contato:

(11) 99311-5244

(11) 2408-2078

www.espacoki.com.br

fale@espacoki.com.br

Espaço Ki

Direitos autorais reservados