CURSO DE SHIATSU
OS PONTOS DE COMANDO
Os Pontos
Os Pontos Chineses, também chamados pontos ativos, constituem uma realidade clínica facilmente constatável. Distribuídos ao longo das linhas de energia chamadas meridianos, localizados em lugares conhecidos desde a mais remota antigüidade, sua existência não pode passar inadvertida para aqueles que examinam cuidadosamente o paciente. Muitas vezes, o paciente nos chama a atenção sobre certas dores localizadas em lugares que se repetem com freqüência.
O que são e o que significam estes pontos doloridos? Todo transtorno de um órgão profundo trás como conseqüência a aparição de uma sensibilidade dolorosa espontânea ou provocada, sensibilidade que desaparece uma vez desaparecido o transtorno profundo que a originou. E quando se exerce uma ação sobre as zonas dolorosas logra-se uma transformação do órgão afetado, transformação esta favorável.
Localização dos Pontos
A exata localização dos pontos é indispensável para uma terapêutica correta. Devemos levar em conta que o ponto tem uma superfície aproximada de 1 a 2 milímetros quadrados e é necessário desenvolver uma técnica correta para localizá-lo.
Quando o ponto é sensível, coisa que nem sempre acontece, a localização é facilitada. Basta apalpar suavemente o trajeto do Meridiano até encontrar o ponto.
Devemos lembrar que os pontos estão localizados sempre em depressões ou elevações ósseas, e ou disposições musculares ou tendinosas.
Conhecendo o trajeto do meridiano descobriremos os pontos através das referências ósseas musculares, usando a unidade de medida Tsun (distância).
“É necessário uma prática constante para o desenvolvimento da sensibilidade do tato.”
Pontos de Comando
Todos os pontos correspondentes a um meridiano exercem uma maior ou menor ação sobre o órgão ou função correspondente. Mas cada meridiano possui sete pontos importantes cuja ação é específica com respeito ao funcionamento do órgão com o qual está relacionado. São os seguintes:
Pontos de Alarme:
São utilizados para verificar a intensidade de energia no Meridiano.
Estão localizados sobre os órgãos com os quais estão relacionados. Se na observação do ponto o sentirmos duro, quente e dolorido superficialmente, isto indica excesso de energia (Yang). Se for mole, frio e dolorido em profundidade há falta de energia (Yin). Abreviatura: PA.
PONTOS DE ALARME
LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ALARME
Pulmão – P 1 – um cum e meio abaixo da clavícula em direção ao mamilo
Intestino Grosso – E 25 – dois cuns ao lado do umbigo
Estômago – VC 12 – quatro cuns acima do umbigo
Baço Pâncreas – F 13 – Sobre a linha axilar, no ápice da 11ª costela
Coração – VC 14 – a seis cuns acima do umbigo ou dois cuns abaixo do externo.
Intestino Delgado – VC 4 – três cuns abaixo do umbigo
Bexiga – VC 3 – quatro cuns abaixo do umbigo ou um cum acima do púbis
Rins – VB 25 – Sobre a prega axilar, no ápice da 12ª costela.
Circulação e Sexo:
Circulação – CS 1 – Sobre a linha axilar anterior, no quarto espaço intercostal, ao lado de fora do mamilo.
Sexualidade – R 11 – Meio cum da linha superior do púbis.
Triplo Aquecedor:
Geral ou Principal – VC 5 – dois cuns abaixo do umbigo.
Respiratório – VC 17 – ao nível do quarto espaço intercostal.
Digestivo – VC 12 – quatro cuns acima do umbigo.
Sexual – VC 7 – um cum abaixo do umbigo
Vesícula Biliar – VB 23 – um cum abaixo da prega axilar.
Fígado – F 14 – dois cuns abaixo da linha do mamilo, entre a 6ª e a 7ª costela.
PONTOS DE TONIFICAÇÃO
Usados para aumentar a quantidade de energia no Meridiano. A excitação deste ponto provoca a excitação do órgão ou a função relacionada com o Meridiano.
Mas deve-se entender que esse efeito estimulativo só pode ser exercido se o órgão se encontrar em nível energético inferior ao normal. A tonificação é feita quando trazemos energia de outro Meridiano. Portanto, a condição indispensável para uma tonificação de energia é que haja energia a mais em outros Meridianos. Vemos então que, ao tonificarmos um Meridiano com pouca energia , trazemos a energia de um outro que estava com excesso e conseguimos o equilíbrio energético.
O melhor momento para tonificar um Meridiano é o final de seu horário de maior atividade ( horário do Meridiano seguinte).
A punção dos pontos de tonificação deve ser feita de forma bilateral, com pressão alternada. Abreviatura: PT.
PONTOS DE SEDAÇÃO
Usados para diminuir a quantidade de energia do Meridiano. A energia dispersada pelo ato de sedar não se perde, simplesmente se desloca, indo incorporar com a energia de um Meridiano em falta. Sedar um determinado Meridiano pode ser uma boa técnica para tonificar outros.
O melhor momento para sedar um Meridiano corresponde às horas de sua máxima atividade. Abreviatura: PS
PONTO FONTE
Ponto ambivalente, usado como complemento de uma tonificação ou de uma sedação da energia do Meridiano, este ponto deve ser usado em conexão com o Meridiano acoplado (Pulmão-Intestino Grosso, Fígado-Vesícula Biliar, etc.).
Muitos autores aconselham utilizar o ponto fonte de maneira sistemática quando se tonifica ou se seda; em ambos os casos se reforça o ato. Abreviatura: PF
PONTOS DE ASSENTAMENTO
O ponto de assentamento se encontra fora do trajeto do Meridiano. Está localizado sobre o Meridiano da Bexiga. A utilização deste ponto pode ser feita em tonificação ou sedação, é de grande utilidade em sintomas crônicos. Efeito geral: tonificante. Abreviatura: Pas.
Os pontos de assentamento são:
PONTO GEKI
Ponto Japonês usado para sintomas agudos. Efeito geral: sedante,
Abreviatura: PG
PONTO HORÁRIO
Ponto a ser usado no intervalo de tempo correspondente à maior energia do Meridiano. Ponto de tratamento. Abreviatura: PH
Contato:
(11) 99311-5244
(11) 2408-2078
www.espacoki.com.br
fale@espacoki.com.br
Espaço Ki
Direitos autorais reservados