CURSO DE SHIATSU
O TAO
Os Chineses denominaram a maior unidade de movimento cíclico, de energia Ki, e as duas forças que mantêm essa energia, de Yin e Yang.
Círculo representando a unidade primordial, o eterno retorno ou a energia KI em potencial.
A oposição de forças que se originou da unidade e que mantém energia manifesta.
Yang – claridade do sol
Yin – ausencia de luz
Cada força tem uma oscilação, não é definitiva, reta, o que sugeriria uma ação de oposição sem complementaridade: o “isto ou aquilo”, a “vida ou a morte”, o “oito ou oitenta”. Estas oposições lineares representam a negação de um aspecto para a vivência do outro.
Exemplo de oposição de forças lineares, sem continuidade integrativa.
Na visão cíclica, além de haver uma oscilação interligando as forças opostas, há um broto de uma força contido na outra, garantindo assim a dinâmica complementar.
Dentro do ativo, ou masculino (YANG) existe um broto de receptivo, ou feminino (YIN), e vice-versa. Na escuridão da noite (Yin) existem pequenos brotos de luz (YANG) no céu, assim como onde há a claridade
(YANG), haverá a sombra (YIN).
Assim os chineses observaram o jovem Yin dentro de Yang, e o jovem Yang dentro de Yin. Todo esse processo cíclico é representado no TAO, o símbolo do princípio e movimento único de macrocosmo; o Tao é traduzido na maioria das versões como Caminho.
Contato:
(11) 99311-5244
(11) 2408-2078
www.espacoki.com.br
fale@espacoki.com.br
Espaço Ki
Direitos autorais reservados